GRANDES OBRAS
O Sistema Penetron® é particularmente indicado para a impermeabilização e proteção das estruturas hidráulicas existentes e novas e é uitlizado no mundo inteiro em grandes Obras, como sejam: Estruturas Hidráulicas, Superfícies Horizontais e Secção de Túneis
ESTRUTURAS HIDRÁULICAS
Estruturas Novas e Existentes
O Sistema Penetron® é particularmente indicado para a impermeabilização e proteção das estruturas hidráulicas existentes e novas, precisamente pelas características de exercícios dessas estruturas e das condições de degradação em ambientes saturados de humidade.A reação cristalina é amante da água, veículo essencial da catálise capilar com a cal livre presente nas estruturas do subsolo.
Os produtos Penetron® não são barreiras contra a humidade retida na matriz, mas usam a água presente na porosidade para reparar toda a espessura do material, que ficará eficazmente seco e protegido ao longo do tempo.
SUPERFÍCIES HORIZONTAIS
Aplicação em superfícies com betão fresco
Penetron Standard na aplicação com aspersão de pó seco (dry shake method), também misturado a seco com quartzo, em superfícies horizontais com betão fresco antes da passagem da régua ou do helicóptero afagador.SEÇÃO DE TÚNEIS
Revestimento estrutural impermeável
O Sistema Penetron® é utilizado no mundo inteiro como parceiro fiável das construções “underground”: Túneis, galerias e estações de metro A nossa experiência no setor, adquirida graças a vários projetos de renome, é caracterizada pela realização de estruturas impermeáveis de revestimento definitivo (lining) assim como de microbetão projetado (spritz beton) impermeável com características ativas no tempo para selagem de fissuras e poros residuais em ambiente húmido.A qualidade do material acabado e o controlo dos processos de produção são garantidos pela conformidade das certificações “ISO 9001 -2000”
Detalhes Construtivos das Estruturas
ESTRUTURAS NOVAS
- A : JUNTA (FRIA) DE BETONAGEM - LAJE DE FUNDO (Perfil de vedação - Waterstop - em PVC) 1. Betão aditivado com Penetron Admix. 2. Eixo de fracionamento da junta. 3. Perfil de vedação (waterstop) em PVC no centro da espessura da laje de fundo: WS PVC RGF.
- B: JUNTA (FRIA) DE BETONAGEM – LAJE DE FUNDO (encaixe macho - fêmea) 1. Betão aditivado com Penetron Admix. 2. Tábua passante de separação com encaixe macho-fêmea. 3. Cordão hidro expansivo: WATERJOINT B25.20. 4. Penetron Standard em calda do lado da junta.
- C: JUNTA (FRIA) DE BETONAGEM LAJE DE FUNDO-MUROS DE CONTENÇAO 1. Betão aditivado com Penetron Admix. 2. Chapa de vedação, ancorada na laje de fundo: WS BLADE. 3. Cordão hidro expansivo: WATERJOINT B25.20.
- D: JUNTA (FRIA) DE BETONAGEM MUROS DE CONTENÇÃO 1. Betão aditivado com Penetron Admix. 2. Eixo de junta. 3. Chapa perfilada WS VERTICAL JOINT.
- E: JUNTA DE FRACIONAMENTO MUROS DE CONTENÇÃO 1. Betão aditivado com Penetron Admix. 2. Chapa perfilada WS BREAK JOINT. 3. Perfis em cunha ancorados na cofragem para fissura 3x3 cm e ulterior estucamento em fase positiva com Penecrete e Penetron Standard em calda.
- E: SELAGEM ELEMENTOS PASSANTES 1. Betão aditivado com Penetron Admix. 2. Elemento passante. 3. Coroa com selante extrudível hidro reativo: WS FLEX 300
ESTRUTURAS EXISTENTES
- A : 1. Escarificação (3x3 cm) na junta de betonagem muro-laje de fundo e selagem com Penetron Standard em calda no Fundo e Penecrete malta no nivelamento final. 2. Escarificação (3x3 cm) em eventuais fissuras e selagem com Penetron Standard em calda no Fundo e Penecrete malta no nivelamento final. 3. Tratamento final com Penetron Standard aplicado em calda.
- B: 1. Tratamento do fundo da laje com Penetron Standard em calda no betão magro endurecido ou Penetron Standard por aspersão no betão magro fresco. 2. Tratamento do pé da laje de fundo e da parte superior da laje na junta com o muro com Penetron Standard em calda. 3. Cordão hidro expansivo pregado no centro do muro na junta laje de fundo-muro. 4. Perfil de acabamento externo muro/laje, Penetron Standard em calda no fundo e perfil de acabamento com Penecrete malta. 5. Incisão e estucamento dos espaçadores das cofragens (lâminas metálicas) com Penetron Standard em calda no fundo e selagem com Penecrete malta. 6. Tratamento do muro de contenção com Penetron Standard em calda.
- C: 1. Penetron Standard por aspersão na parte superior da laje com betão fresco. 2. Cordão hidro expansivo pregado no centro do muro na junta laje de fundo-muro. 3. Incisão e estucamento dos espaçadores das cofragens (lâminas metálicas) com Penetron Standard em calda no fundo e selagem com Penecrete malta. 4. Tratamento do muro de contenção com Penetron Standard em calda.
- D: 1. Escarificação (3x3 cm) na junta de betonagem muro-laje de fundo e selagem com Penetron Standard em calda no Fundo e Penecrete malta no nivelamento final. 2. Escarificação (3x3 cm) nas eventuais fissuras e selagem com Penetron Standard em calda no fundo e Penecrete malta no nivelamento final. 3. Escarificação (3x3 cm) na junta muro-laje superior e selagem com Penetron Standard em calda no Fundo e Penecrete malta no nivelamento final. 4. Tratamento das superfícies com Penetron Standard aplicado em calda.
- E: 1. Tratamento das superfícies com Penetron Standard aplicado em calda. 2. Escarificação (3x3 cm) nas eventuais fissuras e selagem com Penetron Standard em calda no fundo e Penecrete malta no nivelamento final.
- E: 1. Perfil de acabamento entre magro e diafragma, Penetron Standard em calda no fundo e perfil de acabamento com Penecrete malta. 2. Tratamento das superfícies do diafragma com Penetron Standard aplicado em calda. 3. Penetron Standard aplicado em calda na parte superior da laje na junção com o muro. 4. Cordão hidro expansivo pregado no centro do muro na junta laje de fundo-muro e pre disposição com entrada mediante uso de régua de madeira na cofragem e ulterior estucamento com Penetron Standard em calda no fundo e selagem com Penecrete malta.
ENSAIO DE EMPENHO REALIZADO COM PENETRON® ADMIX
Ensaio foi realizado segundo a normativa DIN 1048 (análoga à UNI 12390-8)
Prova que também um betão poroso (classe de resistência Rck 30) aditivado com Penetron Admix, se submetido à pressão contínua de água (em cubos de controlo de 7 bar de pressão, 0,7 Mpa) de uma semana a um mês, resulta completamente seco por cristalização ao longo de 4 semanas.
1
2
3
4
Os produtos Penetron® oferecem uma propriedade única de "auto-regeneração" para proteção interna da matriz de concreto, evitando a passagem de água e poluentes.
CONTACTOS
Zona Industrial do Entroncamento, E.N.3 Lote 20
2330-210 Entroncamento
PORTUGAL
+351 249 728 448
geral@penetroniberica.pt